Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Hornschuchia obliqua Maas & Setten EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 15-05-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)

Avaliador: Tainan Messina

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie é endêmica do sul do Bahia (EOO=1.502,13 km²) e está sujeita a menos de cinco situações de ameaça. A região de ocorrência da espécie sofre ameaças como degradação e perda de habitat, decorrentes da expansão populacional e imobiliária. A população da espécie se encontra severamente fragmentada. Além disso, estudos apontam que H. obliqua é rara.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Hornschuchia obliqua Maas & Setten;

Família: Annonaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Hornschuchia obliqua é bastantetípica por suas folhas assimétricas na base e por possuir várias flores em inflorescênciasterminais (Maas et al., 2001).

Dados populacionais

Espécie extremamente rara ocorrendo somente em dois municípios (Cairu, Uruçuca) do Estado da Bahia em populações reduzidas (Lobão, com. pess.).

Distribuição

Ocorre no Estado da Bahia (Maas et al., 2012).

Ecologia

Hornschuchia obliqua é uma árvorede 6 a 8 m de altura. Folhas cartáceas , oblongas a elípticas. Flores em inflorescências, brancas. Frutos deum a dois monocarpos. Floração em julho, setembro e outubro e frutificação emsetembro. A espécie se desenvolve em áreas de Restinga e Floresta Ombrófila de Terras Baixas ao nível do mar (Johnson;Murray 1995). Espécie perene, monoclina e polinização por cantarofilia (Lobão, com. pess.).

Ameaças

1.1.4 Livestock
Severidade high
Detalhes A região atualmente apresenta um intenso processo de fragmentação com o crescimento de empreendimentos impactantes, como a atividade madeireira e a expansão da pecuária intensificada pela crise cacaueira por que passa a região (Campos, 2003).

1.3.3 Wood
Severidade high
Detalhes A região atualmente apresenta um intenso processo de fragmentação com o crescimento de empreendimentos impactantes, como a atividade madeireira e a expansão da pecuária intensificada pela crise cacaueira por que passa a região (Campos, 2003).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Severidade very high
Detalhes O sul da Bahia possuium histórico de ocupação que data do início da ocupação territorial pelosportugueses. A região passou por vários ciclos econômicos: primeiramente pelaextração exaustiva do pau-brasil, seguida pela atividade canavieira e no séculoXVIII pelas plantações de cacau. Todos esses ciclos foram acompanhados pelocrescimento populacional e ocupação imobiliária. A região atualmente apresentaum intenso processo de fragmentação com o crescimento de empreendimentosimpactantes, como a atividade madeireira e a expansão da pecuária intensificadapela crise cacaueira por que passa a região (Campos, 2003).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente de dados" (DD) pela Lista Vermelha da Flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

Referências

- JOHNSON, D.M.; MURRAY, N.A. Synopsis of the Tribe Bocageeae (Annonaceae), with Revisions of Cardiopetalum, Froesiodendron, Trigynaea, Bocagea, and Hornschuchia. Brittonia, v. 47, n. 3, p. 248-319, 1995.

- MAAS, P.; RAINER, H.; LOBÃO, A. Annonaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB110466>. Acesso em: 17/04/2012.

- CAMPOS, D.O. Unidade ambientais, uso da terra e áreas prioritárias à conservação Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Rio Santana, Sul da Bahia. Dissertação de mestrado. Viçosa, MG: Universidade Federal de Viçosa, 2003.

- MAAS, P.J.; KAMER, H.M.D.; JUNIKKA, L.; MELLO-SILVA, R.D.; RAINER, H. Annonnaceae from Central-eastern Brazil. Rodriguésia, v. 52, n. 80, p. 65-98, 2001.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- LOBÃO, A. Comunicação pessoal da especialista Adriana Lobão para a analista de dados Danielli Cristina Kutschenko, pesquisadora do CNCFlora.

Como citar

CNCFlora. Hornschuchia obliqua in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Hornschuchia obliqua>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 15/05/2012 - 14:24:00